Os professores foram os músicos da Banda Regimental da Polícia Militar (PM) de Marília. Um a um eles apresentaram e executaram os trompetes, saxofones, trombone, sousafone (ou tuba), clarinete, caixas, bombo e pratos, sob olhos e ouvidos atentos.
“Gostei daquele negócio ali”, apontou Tiago Mendes, 9 anos, da 4ª série, referindo-se ao trombone. “Acho que é fácil aprender”, sugeriu. Gustavo Garcia, 10 e Tiago da Silva Pontoli, 9, escolheram a bateria. “É o que a gente gosta mais mesmo”.
Além de conhecer os instrumentos, a garotada se divertiu com o repertório da banda, atento às canções infantis - ‘O Marinho Popeye’ e ‘O Rei Leão’ - e outras nem tantas, mas com letra na ponta da língua do jovem público como ‘Chora me Liga’ da dupla João Bosco e Vinícius.
Incentivo - A apresentação da banda da polícia faz parte do projeto de iniciação musical criado e mantido pela própria escola desde o começo do ano. O foco são as crianças de seis anos da 1ª série. As aulas acontecem até duas vezes por semana.
“Nossa preocupação não é ainda a parte técnica, mas que os alunos possam identificar os sons pelo próprio cotidiano com jogos e atividades de grupo”, afirmou a professora Miriam Borges, que mantém o projeto ao lado da colega Sueli Alves do Nascimento Soares.
Entre as próximas atrações do projeto na escola estão os pais dos alunos. Para contar com a banda da PM, por exemplo, bastou à escola formalizar um convite. “É só enviar um ofício que a gente vem”, afirmou o maestro, o subtenente Moreno.
O policial elogiou a iniciativa da escola. “A música desenvolve a cognição, a emoção e a vida em sociedade”, afirmou. Sancionada em agosto de 2008, a Lei 11.769 reintroduziu o ensino de músicas nas escolas públicas e particulares do País até 2.011.
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